segunda-feira, 1 de março de 2010

Eis-me aqui, envia outro

Nesta semana em minha leitura bíblica me deparei com a história do chamado de Moisés e fiquei impressionado em ver como ele é hábil em apresentar desculpas e tentar fugir das responsabilidades que Deus estava dando pra ele (Êxodo 3). Parei para refletir um pouco e rapidamente me lembrei de mais alguns personagens bíblicos que como Moisés deram desculpas querendo fugir da responsabilidade que Deus estava dando a eles. Foi assim com Gideão (Juízes 6.15), Saul (I Samuel 9.21), Jeremias (Jeremias 1.6) e outros.

Será que conosco tem sido diferente? Será que temos de pronto assumido a responsabilidade que nosso Deus quer nos dar? Ou temos apresentado desculpas a Deus ou, simplesmente, feito ouvidos de mercador.

É com tristeza que lembro do caso de um casal amigo. Conversando com eles que tinha sentido que Deus me direcionava para ir ao seminário, eles ficaram muito felizes e de pronto me apoiaram. Pouco tempo depois fiquei sabendo que quando o filho deles quis tomar uma decisão semelhante, a reação deles foi diferente.

Muitas vezes pensamos que é muito importante que alguém faça o trabalho que Deus tem preparado, mas para mim, meu filho, meus amigos, pode ser pesado e sacrificante demais, é melhor que Deus envie outros.

Ao mesmo tempo sei que ninguém é totalmente preparado, mas a certeza é que o Deus que chama, este mesmo é o que capacita. Em I Tessalonicenses 5.24 temos: “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” E em Josué 1.9: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

Não poderíamos estar mais bem amparados. Se formos no caminho que Deus mandar, nossa segurança está garantida. Certamente não a segurança que o mundo espera, mas a segurança eterna de vida com Deus e o reconhecimento do Pai por termos atendido o seu chamado.

Portanto, se Deus te der alguma atribuição, não responda mais com: “eis-me aqui, envia outro”. Disponha-se nas mãos do único que pode te recompensar verdadeiramente.

Saudações,