terça-feira, 28 de setembro de 2010

Purificando o Coração da Idolatria Sexual

O primeiro passo para purificar o coração da idolatria sexual é a Hermenêutica do Coração, que é a interpretação por parte do conselheiro cristão dos pensamentos e motivações do aconselhado. Esse passo não é simples, tendo em vista que o coração não é algo estático e suas motivações estão em constante mudança.

Sabendo que a morte é o momento em que o cristão fica livre das impurezas do pecado, “não devemos temer a morte, pois ela marca a libertação do corpo do pecado com todas as suas fraquezas da cobiça”. Porém, isso não significa que o cristão que está sendo tentado ou buscando vencer uma prática de pecado deva procurar a morte para “resolver” seu problema, mas sim que deverá com mais empenho viver dentro dos padrões perfeitos de Deus. Está relacionado a uma mudança de hábitos, que levará a mudança do pensamento.

“O coração é capaz de ter desejos múltiplos operando simultaneamente em cooperação para conceber e alimentar impulsos pecaminosos.” Porém, o autor entende que o desejo só passa a ser pecaminoso e idólatra, quando se torna a motivação principal do viver. Ou seja, de alguma maneira é possível controlar esses desejos, mesmo sabendo que o coração cobiçoso fabrica, continuamente, desejos idólatras e que o coração é seriamente depravado. Isso deve nos levar para a dependência de Deus na solução dos problemas e no controle dos desejos pecaminosos.

O orgulho cultiva um sentimento de auto-merecimento, que procede de um medo ou descontentamento, que leva à pratica do pecado, principalmente de cunho sexual. O sentimento de auto-comiseração contrasta com o auto-merecimento numa tentativa pecaminosa de justificação do pecado.

Para sair dessa espiral, é preciso entender que o evangelho é uma mensagem ativa de mudança para o crente e, não somente, uma mensagem de salvação ao perdido. Reconhecer sua própria incapacidade de agradar a Deus é um passo inicial no processo de mudança e saída dessa espiral de engano. Morrer fisicamente não é a solução proposta por Deus, mas morrer para si mesmo trás a santificação.


_______________________________________
Texto escrito baseado no livro Purificando o Coração da Idolatria Sexual - Cap. 4