sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O Voluntariado e a Igreja Atual

Numa sociedade em que o voluntariado é bastante valorizado, principalmente nas altas esferas da sociedade, como uma maneira de se “redimir” por suas culpas, por seus erros. Dentro das igrejas, percebemos o caminho inverso.

Enquanto, no mundo dito secular, os próprios cristãos correm, se esforçam e procuram estar sempre à disposição. Dentro das igrejas vemos pessoas acomodadas, que querem assistir a lindos cultos-show. Onde devem se apresentar os melhores músicos, deve pregar o melhor orador, os bancos devem ser confortáveis, a temperatura agradável. Do contrário, haja reclamação e insatisfação.

Nesse contexto, me deparo com o seguinte texto:

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.15)

Se dividirmos este texto em quatro partes, teremos:

1. Procura apresentar-te

Deus pode ter uma obra pra realizar através da sua vida e que não está fazendo simplesmente porque você não se apresentou, não se dispôs. Para ser usado por Deus, o primeiro passo é se mexer, ser voluntário, estar disponível.
Apresente-se e será usado.

2. A Deus

O ato de apresentar-se não é vago, Paulo deixa claro a quem devemos nos apresentar, devemos nos apresentar a Deus. Quando nos apresentamos a Deus não temos vergonha de exercer funções que estão “abaixo” de nossa posição (social, intelectual, profissional, etc.). Quando nos apresentamos para servir a Deus, tudo é digno.

Ao contrário, também não temos medo de assumir funções que possam estar acima do que nos entendemos capacitados, pois é Deus quem nos capacita quando nos apresentamos a Ele.

3. Aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar

Deus nos capacita, Deus vê o nosso coração e nossas intenções, mas ele não quer nada pra Ele de qualquer jeito. Para servir a Deus você deve buscar santificação diariamente.

Sempre, qualquer pessoa, em qualquer situação, poderá ser acusada de alguma coisa errada que fez, porque realmente comete erros, todos cometem. Deus não espera perfeição, ele espera dedicação. Não ter do que se envergonhar está relacionado a buscar um caráter reto e não a não cometer erros.

A palavra aprovado está relacionado ao serviço do Senhor (Rm 14.18), a humildade (2 Cor 10.18) e com perseverança (Tg 1.12).

4. Que maneja bem a palavra da verdade.

A palavra de Deus sempre deve ser nossa referência. Deus capacita pessoas para pastores, para mestres, conselheiros que podem nos orientar. Mas, Deus capacita a cada um para aprender.

Se não manejarmos com eficiência a palavra da verdade, dificilmente trabalharemos em busca de um processo de santificação, porque nem teremos parâmetros para tal, com isso já cai por terra o aprovado.

Se não manejarmos com eficiência a palavra da verdade, estaremos sujeitos a nos inclinarmos a qualquer doutrina falsa que nos afastará da vontade de Deus.

Em Romanos 16.10 Paulo diz: Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Não temos outras informações sobre Apeles, mas para ter sido aprovado, certamente ele se apresentou a Deus como um obreiro que não tinha do que se envergonhar e que manejava bem a palavra da verdade.

Existem muitas pessoas que manejam com maestria a palavra da verdade, mas não tem procurado santificação. Não estão em busca de aprovação. Ou, se não tem do que se envergonhar, não tem se apresentado para o serviço.

Ou ainda, se tem se apresentado para o serviço, é para o serviço da igreja, do pastor, de homens, do chefe e não de Deus.

O que precisamos é nos apresentar aprovados a Deus!

Com esse pensamento, nossa visão sobre voluntariado dentro e fora da igreja será totalmente diferente. Vamos nos apresentar a Deus, nos capacitar para o que Ele tiver preparado para nós e assim não teremos do que nos envergonhar diante do único que pode nos reprovar ou aprovar eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre mim ou sobre o texto, porém todo comentário será moderado para manter o padrão cristão do blog.