sábado, 14 de novembro de 2009

Faça diferença!

Conforme prometido algumas semanas atrás, quero comentar alguns trechos da letra de uma música que postei e, através dela, nos desafiar a termos algumas atitudes diferentes.

“Que adianta apontar o caminho e seguir outra direção? Quando o mundo tenta nos enxergar, será que vê o que realmente somos?”

O que você vive tem demonstrado o que você é? É atribuída a São Francisco de Assis a autoria da seguinte frase: “evangelize sempre e, se for necessário, use palavras”. Quando as pessoas olham pra você eles conseguem identificar o que você diz acreditar? Tiago nos adverte em 1.22 que se não formos praticantes da palavra, estaremos nos enganando.

“Pra fazer diferença, não basta ser diferente. De que modo eu mudo a história, com discurso ou com ação?”

Muitas vezes, nós cristão achamos que devemos nos afastar de tudo o que não é “sacro”. Nos colocamos em posição de destaque do restante da sociedade, pois estamos “andando com Cristo”. Mas não é bem isso que a Bíblia nos ensina, temos que mostrar diferença, fazendo a diferença. Ao longo da história tivemos cristãos, que agindo segundo os ensinamentos de Cristo, fizeram diferença na história. No século XIX a pressão cristã na Inglaterra iniciou o fim do tráfico de escravos. Assim como esse, poderíamos citar diversos outros exemplos, talvez em menor escala, de como a igreja e o cristão podem ser relevantes e fazer diferença na sociedade, simplesmente agindo conforme princípios cristãos.

“Pra falar do amor, tenho que aprender a repartir o pão. Chorar com os que choram, me alegrar com os que cantam. Ninguém vai me ouvir sem amor.”

Aqui vemos uma clara referência a Romanos 12.15 (Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram), mas não é só isso. Temos, também, uma continuidade do que vimos acima. Para ser relevante, tem que agir, tem que estar junto, tem que servir. Em Mateus 25.31-40 Jesus Cristo trata especificamente desta atitude e nos ensina claramente que ajudar alguém que está com uma necessidade, é servir o próprio Cristo. Se não for acompanhado de atitudes, certamente seu discurso será vão.

Meu desafio para cada um de nós com este texto é que andemos no caminho e chamemos os outros para andar conosco através, principalmente, de nossas atitudes. Que a gente pare de mostrar pra que lado é o caminho certo, enquanto continuamos parados ou andando no caminho oposto. Cada um pode fazer uma pequena diferença, mas muita gente fazendo pequena diferença, se torna uma grande diferença.

Fiquem com Deus!

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre mim ou sobre o texto, porém todo comentário será moderado para manter o padrão cristão do blog.