quarta-feira, 7 de abril de 2010

Loucura!!!

Quando leio o livro de Juízes confesso que fico meio perdido e custo a aceitar algumas atitudes de alguns personagens. Não que eu duvide da inspiração das Escrituras e da veracidade dos fatos, mas fico muito indignado com algumas reações que os personagens tiveram e penso: como Deus pode ter usado esse cidadão e como ele pode servir de exemplo para mim? E quando leio Hebreus 11.32 (E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, ...) ai fico mais perplexo ainda. O autor de Hebreus se mostra grandemente admirado pela vida dos juízes. Lendo a história dos juízes, vemos muitas manipulações, vemos egoísmo, vemos arrogância...

Porém, ninguém pode negar, que lendo a história dos juízes percebemos que estes personagens tiveram seus momentos de acreditar cegamente em Deus e que quando se dispuseram e era nítido que estavam inferiorizados é que fizeram as maiores obras. Aí, então, me vem a pergunta: por que acontece assim?

Hoje lendo a primeira epístola (sim, é mais do que uma carta, muito mais) de Paulo aos coríntios acho que entendi a resposta no capítulo 1 dos versículos 26 até o 29:

"Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus."

Isso é muito reconfortante! A glória deve ser para Deus e a Glória vem de Deus. “Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” foi o que Paulo disse em II Coríntios 12.10. Reconheça a sua fraqueza e se entregue nas mãos de quem é forte. Reconheça a sua loucura e viva os pensamentos do que é verdadeiramente sábio. A mensagem é simples, mas quanto mais você quiser fazer por seu próprio esforço, mais vai conseguir o contrário.

Meu desafio é: entregue-se hoje nas mãos de Deus, mesmo que isso possa parecer loucura para a sociedade. Se apresente como você é (fraco) para Deus, que aí sim Ele vai te usar para mostrar que mesmo a fraqueza dEle é mais forte do que os homens. Não espere ser bom o suficiente, pois sua decepção será ainda maior.

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre mim ou sobre o texto, porém todo comentário será moderado para manter o padrão cristão do blog.