segunda-feira, 5 de julho de 2010

Missão e a Igreja

"A igreja recebeu inúmeras ordens e modelos que revelam o que ela deve ser e fazer. não é difícil catalogar um grande número de ordens específicas dadas aos cristãos primitivos e às suas igrejas, ordens para se dedicar ao cuidado e orientação das pessoas, ao testemunho, à adoração, ao estudo e à contribuição. Todos esses ministérios foram iniciados com entusiasmo pelos cristãos primitivos, quando eles começaram a se sentir como parte do movimento do espírito de Deus. De alguma maneira, no meio de todas essas palavras e imagens, a igreja moderna deve procurar sua identidade pessoal e sua dinâmica para executar seu trabalho no século XX.

Pense em todas as metáforas e imagens encontradas no Novo Testamento que revelam a natureza e a missão da igreja: luz, sal, fermento, uma coluna sustentando a verdade, um embaixador de Deus, um semeador, um templo de adoração, um servo carregando uma cruz. A lista é interminável!

Existem tantas coisas importantes e necessárias do que a igreja deve ser e fazer que o eixo ao redor do qual todas elas giram pode ser perdido caso um aspecto ou detalhe seja tratado à parte dos demais. No final, todas estas imagens e ordens estão baseadas na realidade de que a igreja é um resultado e ao mesmo tempo um participante da missão de Deus. Deus está agindo na história para realizar Sua redenção e para reinar sobre uma criação rebelde. Deus tem-Se revelado miraculosamente, agindo na história na pessoa de Jesus Cristo e através do Seu povo. A igreja é ao mesmo tempo uma consequência e uma colaboradora com Deus no processo de estabelecer o reino de Deus aqui na terra.

Expressar e definir a essência da missão da igreja é delinear a missio Dei. A missão da igreja é a sua participação no, e cooperação com o, que Deus está graciosamente fazendo, redentivamente, aqui na terra. Deve ser um sinal da presença do reino em palavras e obras. Deve ser uma resposta parcial à oração: "venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu." É compreender a igreja na sua realidade com a nova criação de Deus, o corpo de Cristo, o templo do Espírito. A missão da igreja deve ser compreendida em termos do Deus triúno, cuja criação e cujo agente no mundo é a igreja de Jesus Cristo.

Qualquer que seja a missão que se imagine, deve estar firmada e centralizada na realidade e no poder de um Deus amoroso e gracioso, que amou o mundo de tal maneira que mandou Seu único filho para nos libertar e nos possibilitar participarmos da vida do Seu domínio real, na companhia do Seu povo. O movimento de sair para buscar e salvar os perdidos, para resgatar aqueles que vivem com medo da morte, para alimentar os famintos e para vestir os nus, para libertar os oprimidos, está alicerçado na ação de Deus em mandar o Filho e o Espírito. "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20.21)."

Este texto foi extraído do capítulo 56 do livro Missões Transculturais: Uma Perspectiva Estratégica, de Ralph D. Winter e Steven C. Hawthorne, publicado pela editora Mundo Cristão.

Apesar do tempo em que foi escrito e pensando numa sociedade de algumas décadas atrás, continua muito atual, principalmente pelo tema que trata: a missão da igreja. Após a sua morte Deus nos deixou uma ordem muito específica e sempre que tratarmos de missão da igreja não temos que nos preocupar se seremos remetidos a décadas ou séculos atrás, pois na verdade temos que entender que seremos sempre remetidos ao primeiro século é a ordem de Cristo.

Saudações,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre mim ou sobre o texto, porém todo comentário será moderado para manter o padrão cristão do blog.