segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ética

Qual a primeira coisa que vem à nossa cabeça quando pensamos na ética? A política? Os políticos? O chefe? Meu melhor amigo? O banco?

Ética, segundo o dicionário Houaiss, significa "disciplina e orientação ao comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas e valores". Segundo o dicionário Michaelis, ética significa "valores morais e ideais da conduta humana".

Mas segundo a Bíblia? É possível separar a conduta ética de todo o ensinamento de Jesus como se ela, a ética, fosse somente uma qualidade? Se a definição encontrada nos dicionários aponta para um conjunto que molda e norteia uma vida, podemos concluir que é um estilo de vida, um comportamento, um todo. Ou seja, é preciso viver em conformidade com o que se fala. Sabe aquele papo de "teoria e prática"? Então, é isso: combinar, fazer valer, fazer ser uma coisa só o discruso e o agir.

Lembra-se de Paulo, o apóstolo? Quando era Saulo, viveu intensamente sua crença. Tinha ética, tinha padrão naquilo que fazia, sua conduta era única e seus valores e normas eram os mesmos, tanto no que professava quanto na maneira como agia. Matava e perseguia cristãos, porque acreditava que aquilo era o correto. Já quando se tornou Paulo, deu show. Seus valores morais e seus ideais de conduta foram transformados completamente, mas Paulo continuou sendo um exemplo de homem que agia em conformidade com o que falava.

Paulo foi um homem ético. Ele era um exemplo de valores morais e ideais de conduta. Talvez a grande diferença seja que esse conjunto que Paulo tinha era total e plenamente centrado e coltado ao senhorio de Jesus. Passeie pelas cartas de Paulo e se delicie com o exemplo que ele deixou, sendo um incansável incentivador de sermos imitadores de Cristo.

Persevere em seu caminhar com o Senhor, examine-se a cada dia, seja o mesmo no agir e no falar. Certamente o resultado disso será um transbordar do amor de Deus que o levará a lembrar-se de seus irmãos da Igreja Perseguida. Se o seu caminhar for pelas estradas pavimentadas da ética você também será exemplo, quer na mocidade, quer na velhice. E quando estiver finalmente repousando no sono eterno será lembrado pela constância do seu caminhar.

Extraído do Fanzine do Underground de Agosto de 2010.

Um comentário:

Deixe seu comentário sobre mim ou sobre o texto, porém todo comentário será moderado para manter o padrão cristão do blog.